Um terço da população de Pedro II já passou pela tensão da Covid-19

Desses, até o momento, 78 já perderam suas vidas
créditos: Matões FM

Texto e foto: Neto Santos

 

Conforme os números divulgados pelo Boletim Diário e Ações Contra a Covid-19 em Pedro II, até o dia 17 de maio de 2021, foram realizados 11.677 testes Covid-19, o que representa 30,11% da população do município que é de 38.778 habitantes (dados do IBGE de 2020).

Do total de testes realizados, 8.122 (69,56%) tiveram resultados negativos e 3.556 (30,44%) positivos. Dos positivos, registram-se 78 (02,19%) óbitos, 234 (06,58%) ativos em tratamento, hospitalizados ou em domicílio e 3.244 (91,22%) estão recuperados. Não são penas números, são vidas perdidas para um vírus letal que tem devastado a população mundo a fora.

Alguns fatores também tem assustado, e até revoltado parte da população tanto em Pedro II como em outros lugares do Brasil. Entre os fatos mais chocantes, além das vidas perdidas, estão o jeito e o descaso que parte da população e autoridades tem demonstrado frente a pandemia. Pela parte da população pessoas descumprindo os protocolos, principalmente nos fins de semana, em bares, festas de lazer e até na rua sem a mínima preocupação, sem máscaras ou qualquer proteção.

Pela parte das autoridades o que se tem visto é uma ausência de plano de ação afetivo para melhor proteção da população, educativo e até mesmo punitivo aos que não ligam para a vida. O resultado é a cada dia mais pessoas e até famílias inteiras infectadas.

Diante de tudo isso se enfrenta uma lentidão para a vacina chegar até a população. Resultado de uma má gestão na comercialização e aquisição de insumos para a produção do antídoto. Como registrado acima, não são apenas vidas que perderam a luta para o coronavírus, são famílias chorando a separação de seus entes queridos que não mais voltarão.

Desde o início da pandemia, a Rádio Matões FM vem buscando fazer sua parte. Tem dado uma ampla cobertura no seu jornalismo entrevistando e cobrando das autoridades, tem ouvido as pessoas vítimas do vírus, onde relatam sua tensão enquanto se recuperava. Tem divulgado campanhas educativas diariamente em sua programação. “Não podemos ficar inerte, não podemos ficar apenas no discurso ou reclamação, é necessário fazermos a nossa parte, e a Matões FM estar nessa missão de contribuir quanto Emissora de Rádio Comunitária, agindo em defesa e proteção a vida”. Disse Neto Santos diretor de jornalismo da emissora.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA