Palmeiras sobra na fase de grupos da Libertadores e tenta cravar ida às oitavas

De 2018 a 2020, o time alviverde ainda terminou a etapa inicial de cada edição com a primeira colocação geral
créditos: Folhapress

 

Se a Copa Libertadores fosse um campeonato de pontos corridos, o Palmeiras, que visita o Independiente del Valle (EQU) às 21h30 nesta terça-feira (11), pela quarta rodada da fase de grupos, seria líder disparado dos últimos anos.

De 2018 a 2020, o time alviverde ainda terminou a etapa inicial de cada edição com a primeira colocação geral. Do primeiro ano da contagem até aqui, o Palmeiras somou 56 pontos na fase de grupos -16 em 2018, 15 na edição seguinte, 16 na temporada passada, e 9 na atual disputa do torneio continental.

Os outros quatro times semifinalistas nas últimas três temporadas conquistaram muito menos: o Flamengo fez 44 pontos; a dupla argentina Boca Juniors e River Plate teve 40 cada; o Grêmio, que não está nesta edição, 35; e, por fim, o Santos, que não disputou a Libertadores em 2019, 26.

Neste ano, não obstante a maratona que enfrenta, o Palmeiras já venceu seus três primeiros jogos. No Equador, ao encarar o Independiente del Valle, o time já poderá jogar para cravar sua ida às oitavas de final -se vencer, chegará a 12 pontos e garantirá ao menos a segunda colocação do Grupo A.

Uma vitória no Equador ainda manterá o Palmeiras com 100% de aproveitamento, na busca pela melhor campanha geral da fase de grupos desta edição, o que dará ao time a vantagem de decidir no mata-mata as vagas em casa até a semifinal, tal como ocorreu no ano passado, quando foi campeão.

Além do Palmeiras em 2020, dois times que fizeram a melhor campanha da fase de grupos conquistaram o título na última década: o Atlético-MG em 2013 e Atlético Nacional (COL) em 2016.

Nesta edição, são quatro times até agora com 100% de aproveitamento, ou seja, com nove pontos nas três primeiras rodadas. O Palmeiras tem a companhia de Flamengo, Barcelona de Guayaquil-EQU e Argentinos Juniors-ARG.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA