Reeducandos trabalham na limpeza e manutenção de unidade penal e reduzem penas

Todas as atividades são realizadas seguindo a Lei de Execução Penal, que garante o direito dos internos de trabalhar e receber a remição.
créditos: pi.gov.br

 

Na Cadeia Pública de Altos, detentos desempenham atividades, diariamente, visando à manutenção da unidade penal. Nesta semana, os reeducandos estão trabalhando na capina e limpeza.

Todas as atividades são realizadas seguindo a Lei de Execução Penal (LEP), que garante o direito dos internos de trabalhar e receber a remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados.

De acordo com o gerente da CPA, Reginaldo Ribeiro, além da limpeza, os internos também cultivam uma horta orgânica, preparam as refeições, trabalham com reciclagem, entre outras atividades. “Além de eles saírem da ociosidade, o trabalho dá oportunidade para que eles aprendam um ofício, que servirá para uma profissão futura”, completa o gestor.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, ressalta que o investimento em trabalho e profissionalização contribui para a ressocialização dos internos. “Nosso compromisso é ofertar possibilidades de reinserção social dos reeducandos. Buscamos promover essas atividades para, quando eles saírem do sistema prisional, tenham mais chances de conseguir um trabalho”, afirma o gestor.

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA