No Piauí, 80 pessoas ainda aguardam um leito de UTI Covid

Apesar da queda, a situação ainda não pode ser comemorada.
créditos: cidadeverde.com

 

A fila de espera por um leito de UTI para tratamento da Covid-19 no Piauí, neste momento, é de 80 pessoas. O número chegou a 139 pacientes no dia 3 de abril. Apesar da queda, a situação ainda não pode ser comemorada.

“Vivemos um momento de estabilidade que é um reflexo das medidas restritivas, mas ainda não podemos relaxar porque existem muitos pacientes na fila”, explica Luciane Formiga, Coordenadora da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Em relação aos leitos clínicos, a fila era de 41 pacientes à espera de vaga. Dia 9 de abril, o número reduziu para 21 pacientes.

O Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, pede compreensão da população para atravessarmos esse momento de turbulência.

“Mesmo com a redução das filas de UTI, a ocupação de leitos no Estado ainda é superior a 90%, o que não permite uma flexibilização por enquanto. Com as medidas restritivas e a vacinação vamos conseguir reduzir os números que ainda são altos no Piauí”, esclarece o superintendente.

O governador Wellington Dias ressalta que a redução é um bom sinal, mas que a luta contra o vírus ainda deve persistir. “Essa redução na fila é um sinal de que as medidas de contenção no estado estão fazendo efeito, mas também mostra que ainda estamos longe de um cenário seguro”, disse.

Wellington destacou ainda que é necessária a colaboração de toda a população para que a transmissibilidade seja controlada. “Além das medidas que estamos adotando, precisamos que cada um adote as medidas de higiene, uso de máscaras e distanciamento. A vacina é a solução definitiva e, enquanto ela não chega em quantidade suficiente, temos que tomar todos os cuidados”, enfatizou.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA