Leitos de UTI Covid instalados esta semana no HUT já estão com 80% de lotação

Os 38 leitos de UTI Covid-19 instalados na última segunda-feira (15) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já estão com 80% de ocupação.
créditos: cidadeverde.com

 

Os 38 leitos de UTI Covid-19 instalados na última segunda-feira (15) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já estão com 80% de ocupação. Por volta das 16h, desta quarta-feira (17), só havia quatro vagas disponíveis para internação, segundo informações da unidade de saúde.

Quanto aos 38 leitos de enfermaria, que também foram instalados no início da semana, a lotação é de 64%. Só há nove vagas disponíveis. A taxa de ocupação preocupa porque leitos foram instalados para dar um “fôlego” na rede de saúde, que está saturada.

No anúncio da instalação dos leitos, o diretor do HUT, Fábio Marcos, ressaltou que hoje quem mais mata no Piauí é a covid-19 e não o trauma. “Hoje quem mais mata no Piauí não é trauma é covid-19. Temos uma fila de pacientes que passa de 50. Se tiver frouxidão teremos algo comparado a Manaus”, declarou.

O diretor também defendeu medidas restritivas e disse que elas são aliadas não só para barrar a transmissão do vírus como evitar acidentes.

De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em Teresina três hospitais (Hospital São Marcos, Hospital Prontomed e Hospital Geral do Monte Castelo) estão com 100% dos leitos de Terapia Intensiva lotados.

No Hospital Geral do Monte Castelo, na Unidade de Saúde do Promorar e Maternidade Dona Evangelina Rosa os leitos clínicos também estão 100% lotados.

Nos últimos quatro dias, 26 pessoas morreram de Covid-19 em Teresina. Desde o início da pandemia 66.996 casos de coronavírus foram registrados na capital.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA