Período chuvoso piora de rinite alérgica e surgimento de problemas respiratórios

Com a chegada do período chuvoso no Piauí que compreende, geralmente, os meses de janeiro a abril, problemas respiratórios podem se desenvolver juntamente com alergias
créditos: cidadeverde.com

 

Com a chegada do período chuvoso no Piauí que compreende, geralmente, os meses de janeiro a abril, problemas respiratórios podem se desenvolver juntamente com alergias. Outro problema que pode surgir é a piora do quadro de rinite alérgica, com vulnerabilidade da via aérea e irritação da mucosa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. A rinite alérgica é uma das mais altas com 25% de prevalência, seguida pela asma alérgica, atingindo 20% da população infantil e adolescente do país.

Os principais problemas que surgem neste período chuvoso são tosse seca, principalmente no turno da noite, prejudicando o sono e provocando irritação na garganta; sintomas nasais de rinite alérgica com a presença de espirros, coriza, congestão e prurido nasal, além das crises de bronquite ou asma alérgica. O alergologista Carlos Alves destaca os malefícios que o frio pode causar às pessoas que moram em regiões quentes.

“As variações de temperatura de um modo geral costumam irritar (agredir) a mucosa das vias aéreas descompensando a tosse, rinite e asmas alérgicas, principalmente na mudança calor/frio. É fundamental para o tratamento de pessoas acometidas com esses problemas o uso de antialérgicos, pré-avaliação alergológica e medidas de controle ambiental”, enfatiza.

Mesmo com a existência de multifatores relacionados ao desenvolvimento da rinite - entre eles ambientais e genéticos - ignorar o problema não é a melhor solução. Com a possibilidade de crises frequentes e até mesmo pré-disposição para outras infecções respiratórias, tratar o problema o quanto antes é a melhor saída. O otorrinolaringologista Antônio Luís de Lima recomenda os cuidados que as pessoas com rinite devem ter dentro de casa para evitar agravo da doença.

"O que deve ser feito nessa época são as orientações que costumamos dar aos pacientes. As pessoas com rinite precisam arejar melhor seus ambientes, limpar mais adequadamente a casa, higienizar-se corretamente. Oriento a evitar o uso de vassouras, usar mais o pano úmido e fazer lavagem nasal, ato extremamente importante nesta etapa", sugere o especialista.

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA