Governo de SP inicia 1ª fase da vacinação contra Covid a partir do dia 25

Segundo o secretário, está mantida a previsão de início da primeira fase de vacinação em 25 de janeiro
créditos: Folhapress

 

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, detalhou nesta quarta-feira (6) o Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo, que prevê a aplicação de 18 milhões de doses na primeira fase de vacinação da Coronavac, contra o novo coronavírus. Até o momento, já são cerca de 10,8 milhões de doses da vacina em solo brasileiro. O imunizante, entretanto, depende de liberação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o secretário, está mantida a previsão de início da primeira fase de vacinação em 25 de janeiro, que duraria até 28 de março. Neste momento serão contempladas duas doses, com intervalo de 21 dias, para os 7,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 1,5 milhão de indígenas, quilombolas e profissionais da saúde. Segundo Gorinchteyn, 77% do óbitos da covid-19 estão neste grupo.

Ao todo, o governo paulista estima ter cerca de 5,2 mil postos de vacinação e estuda ampliar o número para 10 mil postos com a inclusão de escolas, quartéis da Polícia Militar, estações de trem e terminais de ônibus.

O governador João Doria (PSDB) falou sobre uma segunda onda de coronavírus no estado de São Paulo e no mundo, cobrou obediência de prefeitos a restrições sanitárias e apresentou cronograma para vacinação de 9 milhões de pessoas até o fim de março. As afirmações foram feitas nesta quarta-feira (6) durante encontro virtual do governador com os com os 645 prefeitos eleitos para o mandato 2021-2024.

Nas falas de Doria, houve cobranças de obediência às determinações de restrições, como fechamentos de comércios. "Alguns poucos prefeitos e prefeitas não agiram como deveriam. Foram poucos, mas nós esperamos que essas exceções não mais aconteçam", disse Doria.

O governador afirmou que o ano será difícil, uma vez que o estado vive uma segunda onda, assim como o país e muitos outros países do mundo.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, não apresentou os dados finais da vacina e citou números divulgados anteriomente, como a capacidade da vacina de produzir resposta imune em 97% dos casos, conforme publicação científica.

Após desobediência de prefeitos às regras do Plano SP, houve cobrança e ameaça de punições a quem descumprir as determinações do comitê de saúde. "Vamos priorizar aqueles que seguem o Plano São Paulo. Aqueles que forem irresponsável irão para o fim da fila nos atendimentos", disse Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.



 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA