Piauí tem 72 instituições que atuam na prevenção ao suicídio.

Nos dois últimos anos foram registrados 651 suicídios em 109 cidades piauienses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
créditos: cidadeverde.com

 

No Piauí, 72 instituições integram o Comitê de Prevenção ao Suicídio que promove campanhas e palestras de conscientização desde 2017. Nos dois últimos anos foram registrados 651 suicídios em 109 cidades piauienses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O sistema aponta que a maioria das vítimas (76,5%) foram homens com idades entre 20 a 59 anos.

O Território Entre Rios, que engloba a Capital e a região da Grande Teresina, teve o maior número de casos (37,9%). A maioria de casos no estado ocorreram no próprio domicílio (73%).

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que auxiliam pessoas com ideias suicidas através do 188. O suicídio é a terceira causa de morte violenta no estado.

"Você pode ajudar de várias maneiras, conversando, orientando onde a pessoa pode procurar ajuda. Pode ser pelo 188 que tem atendimentos 24 horas, de forma gratuita e voluntária a todas pessoas que queriam falar".orienta Maria Zélia Sales Feitosa, coordenadora do CVV.

 

 


 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA