Covid: Justiça Eleitoral convocará partidos após aglomerações em eventos

Representantes dos partidos políticos serão convocados para uma reunião com os membros da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Vigilância Sanitária após o aumento dos casos de Covid-19 no Piauí.
créditos: cidadeverde.com

 

Representantes dos partidos políticos serão convocados para uma reunião com os membros da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Vigilância Sanitária após o aumento dos casos de Covid-19 no Piauí. Os membros do COE (Comitê de Operações Especiais) apontam como possíveis causas do crescimento de casos as aglomerações de pessoas em eventos sociais e políticos, além do descumprimento das medidas higiênico-sanitárias.

“Evitamos o cenário catastrófico de 33 mil óbitos estimados no início da pandemia, mas a doença não passou e estamos longe de uma situação de conforto. Não podemos ser apenas reativos e chegarmos ao ponto de lotar nossa rede de saúde. Precisamos de medidas restritivas especialmente nas reuniões políticas”, relata o diretor do Hospital Natan Portela e médico infectologista José Noronha, que é membro do COE.

O governador Wellington Dias reuniu, nesta sexta-feira (16), em ambiente virtual, o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, para discutir novas medidas de controle ao coronavírus.

Como ações imediatas, "o Comitê Ampliado definiu que os partidos políticos devem ser convocados para reunião com representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Vigilância Sanitária, para reapresentação do regramento a ser cumprido pelos candidatos e coligações nas atividades de campanha".

"Os juízes eleitorais serão orientados a exercer o poder de polícia para garantir as restrições higiênico-sanitárias. As instituições representadas no COE Ampliado foram desafiadas a massificar informações de alerta à população, quanto ao risco que a Covid-19 ainda representa e da necessidade de manter os cuidados como uso de máscara, distanciamento e isolamento social", diz o Governo do Piauí.

São Raimundo Nonato

O governador Wellington Dias determinou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que volte a atenção para a cidade de São Raimundo Nonato, onde a ocupação de vagas na UTI chegou a 100% nesta sexta-feira (16).

A campanha eleitoral nas nove cidades que integram a 95ª e 13ª zonas eleitorais, ambas na região de São Raimundo Nonato, está suspensa por 20 dias. O acordo foi firmado na manhã desta sexta-feira (16) entre coligações, partidos políticos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI). Estão proibidos os comícios, carreatas e passeatas.

Em Teresina, os números indicam estabilidade nos casos e mortes pela Covid-19. Wellington Dias solicitou ao COE um relatório detalhado indicando quais municípios registram maiores índices de infecção pelo coronavírus. A ideia é planejar medidas específicas e isoladas para as áreas mais críticas.

Aumento de casos

A média de óbitos pela Covid-19 no Piauí subiu 18% nas últimas duas semanas, o que provocou preocupação nas autoridades. "Em números absolutos, a média de mortes passou de 9,8 para 10,3 por dia, no intervalo de uma semana. O entendimento é que a população relaxou nos cuidados e a fiscalização das medidas de segurança higiênico-sanitárias deve ser endurecida", acrescenta o governo.

“Se a gente perde a capacidade de controle da transmissibilidade, ocupamos os leitos clínicos e de UTI, além do risco para as pessoas contraírem, temos o agravante de impedir o plano de dar andamento à fila de espera de pessoas que suspenderam cirurgias de outras doenças, causando um enorme prejuízo”, diz Wellington Dias.

De acordo com o Governo do Piauí, "os dados mostram ainda que a média de casos confirmados da doença também cresceu. Foram 576 infectados por dia na última semana, contra 547 na semana anterior".

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Erivan Lopes, afirma que vê com "preocupação esse crescente número, verificado depois que iniciou o processo de propaganda".

"Os políticos lideram, mas não têm como conter a força do eleitorado. Estamos vendo passeatas, carreatas, onde o uso de mascara é desprezado. Candidatos também abraçam eleitores, coisa inadequada”.

Já o procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho, considera que medidas drásticas sejam necessárias para conter o aumento do número de casos. "Buscar formas alternativas dos candidatos levarem sua ideias e propostas ao seu eleitorado, para não termos de tomar medidas de restrição a atividades econômicas, como já houve no primeiro semestre".

Para a procuradora-geral de justiça, Carmelina Moura, construir soluções são fundamentais para "reverter este quadro e seguir com as atividades econômicas, sociais e educacionais”.

 

 


 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA