Governador deve autorizar hoje retorno de alunos do 3º ano à sala de aula

As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o mês de março, início da pandemia da Covid-19. A paralisação atinge cerca de 228 mil alunos, na capital e no interior.
créditos: cidadeverde.com

 

O governador Wellington Dias (PT) deve assinar nesta segunda-feira (21) um novo decreto estabelecendo os critérios para a retomada das atividades presenciais na rede estadual de ensino. A tendência é que o chefe do executivo siga o que foi deliberado pelo Comitê de Operações Emergenciais(COE), que defendeu o retorno à sala de aula apenas dos alunos dos do 3º ano do Ensino Médio e das turmas de preparação para o Enem.

As demais turmas da educação infantil, ensino fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio devem permanecer com suas atividades presenciais suspensas em 2020. As atividades do Ensino Superior também permanecem suspensas até 2021.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Florentino Neto, que afirmou que com o início da retomada presencial de atividades, 75 mil pessoas devem passar a circular, entre alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino.

"Vamos continuar avaliando e ficar atentos, pois não podemos retomar o aumento da transmissibilidade do vírus e o crescimento do número de óbitos. Estamos em uma situação de redução de leitos e de mortes, mas essa guerra ainda não foi vencida", disse o secretário.

Ainda de acordo com Florentino Neto, a proposta de retomada das aulas, que vai ser anunciada no decreto, conta com o aval de todo o corpo técnico do COE e do comitê científico do Consórcio Nordeste.

"A fiscalização vai continuar, em parceria com a vigilância sanitária estadual e com as vigilâncias sanitárias municipais", reforçou.

Pelo cronograma estabelecido no Pacto de Retomada Organizada do Governo do Estado, o retorno na rede estadual de ensino deveria acontecer já nesta terça-feira, 22 de setembro. Nesta segunda-feira(21), o governador Wellington Dias conversou com o secretário de Educação, Ellen Gera, sobre as medidas que serão adotadas, como adaptções nas escolas estaduais.

O cidadeverde.com também apurou que a Secretaria de Saúde encaminhou para a Secretaria de Governo todas as recomendações sanitárias e protocolos para permitir a retomada de atividades. O decreto já está em fase de elaboração, e deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira.

Entre os documentos que vão embasar o novo decreto, está a minuta estabelecida pelo Comitê de Operações Emergenciais(COE) e o protocolo apresentado pela Vigilância Sanitária Estadual. Confira a íntegra dos documentos:

Minuta COE

Protocolo Vigilância Sanitária

As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o mês de março, início da pandemia da Covid-19. A paralisação atinge cerca de 228 mil alunos, na capital e no interior.

 

 


 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA