Governo incentiva a produção de alho no Piauí

A SAF adquiriu sementes de alho livre de vírus e beneficiou 184 produtores
créditos: pi.gov.br

 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), adquiriu 2.000 kg de sementes de alho livre de vírus. O investimento de R$ 50 mil visa apoiar principalmente a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA) na revitalização da cultura nos Territórios Vale do Guaribas, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara e está beneficiando 184 produtores.

A superintendente da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, destaca que o apoio da SAF nesta ação também é resultado de uma solicitação da Câmara Setorial do Alho, que ao longo de 3 anos vem contribuindo com o custeio do plantio do alho, fazendo com que a área plantada possa aumentar .

O secretário Herbert Buenos Aires, o diretor de Inclusão Produtiva Antônio José Pereira e o diretor-técnico Clébio Coutinho têm acompanhado esta distribuição através da APPA, e constataram que a parceria com a SAF, que continua neste período de pandemia, tem surtido um efeito positivo. A gestora que também destaca o apoio do Emater e acrescenta que as sementes são certificadas, com informações sobre a procedência, garantindo a qualidade na produção e a produtividade no cultivo do alho no Piauí.

José Airton Carvalho Dantas, presidente da APPA e da Câmara Setorial, ressalta a importância da parceria: “Há três anos a SAF, todo ano, disponibiliza 2 toneladas de sementes para que a gente mantenha o projeto de revitalização da cultura de alho-semente livre de vírus no estado. Para se ter uma ideia, um total de 18 municípios chegou a plantar alho agora em 2020 “ concluiu o presidente.

 

 


 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA