Taxa de contágio do vírus volta a cair no Piauí e sinaliza reabertura das atividades

De acordo com os dados da nona pesquisa sorológica do estado, o índice que era de 1.8 caiu para 0.87. “Isso significa que antes 100 pessoas transmitiram para 180 pessoas. Agora 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas”, disse a biomédica Ester Miranda.
créditos: cidadeverde.com

 

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que a taxa de transmissibilidade do coronavírus caiu no Piauí. Segundo o governador, os números sinalizam para as condições necessárias de reabertura gradual da economia a partir da segunda-feira (06).

De acordo com os dados da nona pesquisa sorológica do estado, o índice que era de 1.8 caiu para 0.87. “Isso significa que antes 100 pessoas transmitiram para 180 pessoas. Agora 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas”, disse a biomédica Ester Miranda.

Wellington Dias afirma que os dados são animadores e se juntam a estabilização de óbitos e uma demanda menor por número de UTIs. O estado também apresentou queda no número de pacientes com doenças respiratórias agudas graves.

A taxa de infecção ficou em 12,73%. Isso representa que 416.696 pessoas já foram contaminadas no Paiuí.

“Trago uma palavra de esperança. Temos a queda das doenças respiratórias e a queda da transmissão e a estabilização de demanda de leitos de UTI. E a estabilização de óbitos. Em julho a partir de segunda a expectativa é que com esse esforço dos quatro dias teremos uma redução maior na transmissibilidade. Mais pacientes com alta do que entrando e menos óbitos. Vamos ter a condição de gradativamente começar o caminho da retomada da economia de forma organizada”, destacou.

O número de pessoas imunizadas, que já possuem anticorpos contra a doença, já é maior que o número de pessoas infectantes. “Os indivíduos que estão transmitido a doença, os chamados infectantes, foi de 136. 996. Já os imunizados são de 279.701. Essas são as pessoas que criam o anticorpos. Esse número cresce acima dos que se infectam”, afirmou o governador.

Diante dos dados apresentados, o governador Wellington Dias pediu que a população mantenha o isolamento social no sábado e domingo. “Acreditamos que os dados apresentados e o isolamento social do sábado e domingo, mas o uso da mascaras e das medidas de higiene, vamos conseguir reduzir ainda mais a taxa de transmissibilidade. Com isso, cumprir todas as etapas de reabertura de forma segura”, revelou.

Regiões críticas

O governador revelou também que três regiões do Piauí estão com situação mais crítica em relação aos casos da covid-19. São as cidades relacionadas a grande Teresina, as regiões de Piripiri e Parnaíba.

Wellington Dias afirmou que as oitos regiões que foi dividido o estado, três delas estão em alerta. São cidades que aumentou o número de casos e procura por leitos de UTIs. Na videoconferência, o governador citou cidades como Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Barras, Luzilândia, Barras, Morro do Chapéu, Parnaíba, Cocal, Pedro II, Cajueiro e Bom Princípio, entre outras cidades.

 

 

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA