Novos respiradores ampliarão número de leitos de UTI na capital e no interior

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, os novos equipamentos ampliam a capacidade de terapia intensiva na capital e nos municípios polos do interior.
créditos: cidadeverde.com

 

O Piauí recebeu na manhã desta segunda (01) 100 novos respiradores importados da Turquia e adquiridos pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, os novos equipamentos ampliam a capacidade de terapia intensiva na capital e nos municípios polos do interior.

Os respirados são usados na montagem de leitos de UTI e de Estabilização que são essenciais para o tratamento de pacientes da COVID-19 que apresentarem complicações no seu quadro clínico. Florentino relembra que na última quarta-feira o Piauí recebeu outros 20 respiradores que fazem parte de uma compra realizada no início do ano pela Sesapi, de um total de 80 equipamentos, quando o governo já buscava formas de ampliar sua capacidade de terapia intensiva.

“Nós estivemos em uma reunião com o Governador Wellington Dias onde apresentamos uma proposta técnica de implantação desses equipamentos na nossa rede e ele autorizou. Os 100 respiradores serão destinados a ampliação de UTIs no Hospital Getúlio Vargas; ao Hospital da Polícia Militar; serão instalados os últimos leitos de estabilização do Hospital de Campanha; e também ampliarão a capacidade de terapia intensiva em Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano”, apontou o Secretário Florentino Neto.

Ele explica ainda que os respiradores também serão destinados para cidades polos que possuam hospitais estaduais e também hospitais municipais que tem forte atuação no atendimento da população.

“Dessa forma, teremos estes 100 novos respiradores fazendo parte da nossa rede de atendimento da melhor forma possível. É importante observarmos que nestes 90 dias de pandemia, o governo do estado através da Sesapi já conseguiu praticamente dobrar a quantidade de leitos de UTI que estavam disponíveis no Piauí e, que estes esforços, assim como outras aquisições feitas pela saúde do estado são essenciais para garantirmos a assistência de qualidade a saúde da população”.

O estado espera ainda receber mais 60 respiradores que fazem parte dos 80 adquiridos no início do ano pela Sesapi, e que por decisão do STF devem chegar ao estado.

 


 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA