Curso de Extensão aborda alterações na legislação eleitoral para 2020

O evento ocorreu no auditório do IFPI de Pedro II
créditos: Matões FM

O auditório do Instituto Federal do Piauí – IFPI campus Pedro II sediou na tarde desta quinta feira dia 03 de outubro, uma rica palestra onde destacou algumas alterações na legislação eleitoral para o ano de 2020. O tema ficou por conta do Mestre em Direito, o Dr. Alexandre Nogueira que esteve em Pedro II para ministrar esse evento recheado de informações valiosas no campo da legislação eleitoral, principalmente para pré candidatos, advogados, contabilistas e imprensa.
Entre os destaques apresentados pelo Dr. Alexandre Nogueira, está o maior controle no que diz respeito a equidade de gênero, ou seja, maior participação de mulheres como candidatas. Também uma significativa mudança quanto aos carros de som volante para propaganda eleitoral, onde o carro só pode circular com o candidato dentro dele mandando seu recado ao vivo.

Uma outra mudança e essa ainda não tão fácil de ser compreendida pelas pessoas é a matemática no quociente de votos válidos nas vagas dos candidatos eleitos para vereadores/as.

A principal mudança neste tema está os votos de sobra dos partidos, esses votos podem eleger um candidato/a de partido pequeno com um número de votos inferior a muitos outros que estiverem em grandes partidos. É um tema ainda a ser bem estudado para ser melhor compreendido.

O evento teve um bom público. Além de Pedro II, estavam presentes pessoas de outros municípios como Capitão de Campos, Piripiri, Milton Brandão, Lagoa de São Francisco e Domingos Mourão.
 

 

 

 

 


COLUNISTA
Neto Santos
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA