Visualizações: 30


Pedro II sedia Seminário Estadual do CEBI

O evento contou com 54 pessoas de 09 cidades do Piauí
créditos: Matões FM

O Centro de Estudos Bíblicos – CEBI Piauí realizou nos dias 14, 15 e 16 de junho o Seminário Estadual de Estudos Bíblicos para assessores/as do CEBI Piauí. O evento aconteceu na Ecoescola Thomas a Kempis de Pedro II e contou com a presença de 54 pessoas. Este foi o primeiro seminário ano, tendo como tema Bíblia e Gênero e o lema, “A Mulher na ótica do Novo Testamento”. O tema tem sido destaque nos eventos do CEBI nos últimos anos, pois na visão das escolas bíblicas, a diferença de tratamento ou igualdade entre a mulher e homem na sociedade e principalmente nas comunidades ainda é enorme. Por isso as coordenações das Escolas Bíblicas tem pautado o tema em círculos de debates, seminários e estudos. O Seminário em Pedro II contou com a assessoria de Martha Bispo, Secretário Executiva da CNBB-MA.
A assessora iniciou o evento solicitando dos participantes que trouxessem para aquele espaço, ditados populares, piadas ou frases utilizadas no dia a dia de ofensa à mulher. A ideia da assessora era fazer o público perceber quantas frases deste tipo existem no cotidiano, onde a maioria das pessoas levam isso como “normal”. Após o levantamento dessas expressões é possível perceber que diante dessa realidade com tantas ofensas, não é possível se considerar essa situação como “normal”.
Durante o seminário foram aprofundados textos bíblicos que trazem a presença, a contribuição e organizações de muitas ações da mulher na ótica do Novo Testamento.
O seminário trouxe ainda situações históricas que criaram ou motivaram a construção dessa realidade. O patriarcalismo e os reinados sob domínio masculino estão entre essas causas.
Participaram do seminário, integrantes do CEBI Maranhão e Piauí. Entre as cidades piauienses estavam Piripiri, Parnaíba, Esperantina, Matias Olímpio, Luís Correia, Camurupim, Teresina, Milton Brandão e Pedro II. O seminário estadual do CEBI em Pedro II foi organizado e coordenado pelo setor bíblico do Centro de Formação Mandacaru.
 O CEBI Piauí prepara para o mês de novembro uma grande celebração na Diocese de Parnaíba, onde serão comemorados os 40 anos do Centro de Estuados Bíblicos.
  


COLUNISTA
Neto Santos
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA