No Piauí, apenas 15% das crianças são vacinadas contra pólio e sarampo

139 municípios do Estado informaram a cobertura vacinal
créditos: Portal o Dia

Segundo boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (17.08) pela Secretaria de Estado da Saúde, pouco mais de 30 mil crianças foram imunizadas contra o sarampo e a poliomelite no Piauí. Os dados são alarmantes, pois representam uma cobertura vacinal de apenas 15% do número total de crianças no estado. O levantamento foi apresentado pela Coordenação de Imunização e são referentes à campanha nacional de vacinação no Piauí.

De acordo com o boletim, 139 municípios informaram a cobertura vacinal, sendo que apenas Miguel Leão, Pavussu e Barra D"Alcântara informaram que mais de 60% das crianças entre 1 a 5 anos foram imunizadas. Ou seja, a maioria dos municípios está com baixa cobertura vacinal. No Piauí, a meta é vacinar é 197.366 crianças, entre um ano a cinco anos de idade.

Sábado, 18 de agosto será o Dia D da Campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, estarão no município de Demerval Lobão, acompanhando e incentivando a vacinação.

Pólio e sarampo

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e que não tem cura. O vírus afeta principalmente crianças menores de cinco anos e ataca o sistema nervoso, podendo levar à paralisia. É importante destacar que a doença não tem cura e pode ser prevenida pela vacina. Já o sarampo, também é uma doença infecciosa aguda e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A vacina ainda é o método mais eficaz para prevenir o sarampo.


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA