Produção de hortaliças diminui durante período chuvoso

Muitos sacolões na cidade são abastecidos com cheiro verde que vêm desta hortas
créditos: Neto Santos

O período de chuvas em boa parte do Semiárido Brasileiro é chamado de inverno. Na região norte do Piauí ele acontece entre os meses de janeiro até abril ou maio, dependendo da intensidade das chuvas. É um período também muito esperado pelos agricultores, afinal o sucesso da produção de alimentos para o sustento de sua família vai depender da presença da chuva. Até porque o modelo de produção na região ainda é bem tradicional, onde não conta com nenhum tipo de irrigação. Ou seja, a família prepara a terra e quando a chuva cai, logo se planta. O sucesso da produção vai depender principalmente das chuvas que vem do céu.

Na contra mão desta tradição de legumes dos agricultores, vem as hortaliças agroecológicas das hortas sombreadas. Preparadas para serem produzidas com o uso mínimo de água, o coentro, a cebolinha e o alface caem de produção quando as chuvas se intensificam. Como este ano, (2019) as chuvas estão frequentes, as hortas tiveram quedas de produção expressivas. Praticamente todas as 25 hortas acompanhadas pelo setor de agricultora familiar do Centro de Formação Mandacaru tiveram redução de produção entre 30 e 60% neste inverno.

Entre as famílias das hortas sombreadas estar dona Isolete e seu Orlando na localidade Coitada. A família foi a primeira a ser apoiada pelo Mandacaru neste sistema de produção, já garantiu por quase 10 anos uma boa renda familiar na produção agroecológica. Mas segunda dona Isolete já tem quase dois meses que o espaço da horta estar com chão muito encharcado de água. "Já tentamos de tudo para proteger o cheiro verde, mas estamos vendo que só podemos continuar a produção total quando as chuvas diminuírem". Disse dona Isolete. A família continua produzindo, porém bem reduzido. "Estamos vendendo o pouco que plantamos, mas apenas na comunidade, no verão quando estivermos com todos os canteiros cheios, ai sim venderemos aqui na região e também na cidade". Disse a agricultora.

Assim como dona Isolete e Orlando, as famílias que tem hortas sombreadas e assessoradas pelo Mandacaru já afirmaram que quando as chuvas passarem, volta a produzir normalmente e com força total.

A horta sombreada produz hortaliças agroecológicas com redução de quase 60% de água quando comparada com o sistema tradicional de canteiros sem o sombrite. Geram boa renda para as famílias, além de facilitarem os produtos agroecológicos chegarem nas casas de outras famílias.


COLUNISTA
A Redação
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA