Taxa de positividade da Covid-19 no Piauí cai para 9%

A Covid-19 deu uma pequena trégua na última semana
créditos: cidadeverde.com

 

A Covid-19 deu uma pequena trégua na última semana. A taxa de positividade para a doença, medida pelo exame RT-PCR realizado pelo LACEN-PI caiu de 25,41% para 9,09%, um índice considerado moderado pelo CDC norte-americano. Para que a pandemia fique sob controle, essa taxa deve ser inferior a 5%.

Os dados mostram um recuo na propagação do vírus, mas indicam que ainda é necessário aumentar a cobertura vacinal com a dose de reforço. Os gráficos desenvolvidos pela Fiocruz mostram que o número de casos por dia a cada 100 mil habitantes está é de 8,06, enquanto o de mortes, nessa mesma escala, é de 0,3. Os estudos já mostraram que os casos de mortes atualmente estão concentrados nos pacientes que não tomaram as doses de reforço.

Na mesma semana epidemiológica avaliada, a taxa média de ocupação de leitos e de UTIs ficou em 40,72%. Lentamente, vamos aprendendo a conviver com a pandemia, mas o ideal é deixar esse estado e passar para endemia, quando todos poderemos baixar a retaguarda e os cuidados que ainda são essenciais no momento, como o uso de máscaras em lugares fechados, como bem explica o professor Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí.


 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA