Governo do Piauí financiará 100 novos negócios de jovens empreendedores

Cada projeto selecionado vai receber crédito de até R4 21 mil para abertura do empreendimento.
créditos: meionorte.com

 

O Programa Meu Primeiro Negócio foi lançado nesta terça-feira, 28, no Palácio de Karnak, pela governadora Regina Sousa. Com o objetivo de incentivar jovens com perfil empreendedor, com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em formação do ensino superior e ensino de nível médio no Piauí.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Piauí Fomento em parceria com Secretaria Estadual de Educação e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o edital vai inscrever 300 projetos que passarão por uma avaliação do comitê gestor formado por Sebrae, Seduc e Piauí Fomento, que selecionará 150 projetos para segunda fase, onde os candidatos passarão por curso no Sebrae e apresentarão projetos e, posteriormente, serão escolhidos 100 selecionados que, efetivamente, participarão do programa.

No lançamento, a governadora Regina Sousa disse que é um projeto que tem tudo para dar certo e visa dar oportunidade ao jovem para abrir seu negócio. Para ela, é uma proposta inovadora, que vai fortalecer o empreendedorismo e a juventude.

Esse projeto vai dar oportunidade ao aluno a abrir o próprio negócio. "Vamos trabalhar na oferta para alunos do curso técnico".

Representante da Seduc, a professora Lourdinha Lopes disse que o Governo do Estado levou a Universidade Aberta para os 224 municípios e este programa é lançado num momento oportuno, que é o encerramento de cursos em 60 polos e vai permitir a participação desses egressos no programa.

Segundo o presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos Ewerton, estão previstos a aplicação de R$ 2.100.000,00, sendo que cada um dos beneficiados será contemplado com até R$ 21.000,00, com prazo de 60 meses, carências e taxa de juro de 5% ao ano. "Hoje estamos lançando o edital que visa a seleção de 100 jovens", disse, enfatizando que as inscrições começam já nesta quarta-feira, 29, e os interessados terão prazo de 30 dias para efetuar inscrição.

Programa será efetivado este ano

"Pretendemos financiar e liberar esses créditos até o mês de outubro", disse, enfatizando que são a Piauí Fomento atua em várias frentes, fomentando a economia o crédito. "Temos vários programas de capital de giro, de investimento, novas empresas urbanas, microcrédito urbano e também temos esse programa inovador", afirmou Luís Carlos Ewerton.

O diretor Mário Lacerda, do Sebrae, disse que o programa tem o apoio do Sebrae na seleção das propostas apresentadas pelos empreendedores. "Após a seleção das 100 empresas iniciais, vamos fazer a consultoria pós-crédito para que possamos aumentar a possibilidade de um resultado positivo, diminuir a probabilidade de fechamento. Queremos fazer essas empresas prosperar e gerar emprego. A proposta é termos um bom modelo para ser replicado várias vezes", afirmou, destacando que serão empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.

Segundo Mário Lacerda, para ser selecionado, o candidato não pode estar no cadastro do SPC e Serasa, precisa ser o primeiro negócio de empreendedor que será formalizado e estar na faixa de 18 a 29 anos, no último ano de formação na faculdade ou no curso de formação profissional ou estar há 5 anos de formado.

 

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA