Estado baixa novo decreto com medidas de combate à Covid-19

O COE,no entanto, acredita que os números sejam ainda maiores e chama atenção para a subnotificação.
créditos: cidadeverde.com

 

O Governo do Estado publicou na noite desta quarta-feira o decreto com novas medidas restritivas de combate à Covid, que apresentou crescimento de 753% na média de casos na última semana epidemiológica. A taxa de positividade para Covid-19 pelo exame RT PCR, realizado pelo Lacen-PI, aumentou de 1,68% para 4,57%, o que corresponde a uma elevação de 272% do indicador em apenas uma semana. O COE,no entanto, acredita que os números sejam ainda maiores e chama atenção para a subnotificação.

Diante desse quadro, o Governo do Estado determinou o uso obrigatório de máscara, bem como a apresentação do comprovante de imunização com as doses de reforço, de acordo com o calendário da vacinação em qualquer ambiente, para idosos e imunossuprimidos e, também, em unidades consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial, por trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes.

Permanece facultado o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, salvo casos de grande circulação de pessoas ou aglomeração.

Os estabelecimentos de ensino deverão continuar cumprindo as determinações estabelecidas no Protocolo Específico de 2021, que solicita o comprovante de vacinação atualizado dos professores, trabalhadores e alunos ( considerando a faixa etária que está sendo imunizada de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização. Nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e outras síndromes respiratórias, as escolas devem adotar medidas de isolamento.

As farmácias e drogarias que realizam testes rápidos para identificação do SARS-CoV-2 são obrigadas a notificar os resultados para a Secretaria de Saúde do Estado.



 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA