Operação da polícia e CRO-PI flagra falsa cirurgiã dentista em UBS de Sebastião Barros

Uma operação da Polícia Civil de Corrente e fiscais do Conselho Regional de Odontologia (CRO) flagrou, uma Técnica em Prótese Dentária (TPD), exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião dentista.
créditos: cidadeverde.com

 

Uma operação da Polícia Civil de Corrente e fiscais do Conselho Regional de Odontologia (CRO) flagrou, uma Técnica em Prótese Dentária (TPD), exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião dentista. O caso aconteceu dentro da Unidade Básica de Saúde Raimunda Lisboa de Freitas, no município de Sebastião Barros.

De acordo com o CRO, a técnica estava atendendo um paciente no consultório odontológico da UBS, localizada no centro do município.

“A fiscalização do CROPI averiguou por meio de relatos de testemunhas, que o atendimento ilegal da TPD já ocorria há cerca de 06 meses”, diz nota do Conselho.

Segundo o CRO, o desempenho das atividades profissionais do TPD se restringe ao ambiente do laboratório de próteses. “É proibida a manipulação de pacientes, devendo trabalhar exclusivamente em cima das moldagens realizadas pelo cirurgião dentista”, afirma o Conselho.

O Conselho constatou ainda que a técnica mantinha um laboratório de próteses irregular, sem o devido registro na instituição. “O Conselho investigará se o laboratório fornece as próteses para a Secretaria de Saúde do município de Sebastião Barros”, informou.

A técnica foi conduzida à delegacia de Corrente e autuada pelo exercício ilegal da Odontologia. Ela também responderá perante o Conselho de Ética do CRO PI.

A ação fez parte da Operação Odontologia Legal, iniciada em março, e que já fiscalizou dezenas de profissionais, clínicas odontológicas e Unidades Básicas de Saúde.


 

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA