Lacen identifica 1º caso de "flurona" no Piauí em uma mulher de 84 anos

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou na manhã desta quinta-feira (27), o primeiro caso de infecção simultânea pelos vírus influenza e coronavírus.
créditos: cidadeverde.com

 

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou na manhã desta quinta-feira (27), o primeiro caso de infecção simultânea pelos vírus influenza e coronavírus. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a identificação da dupla contaminação foi observada em uma mulher de 84 anos, moradora de Parnaíba.

De acordo com a Sesapi, a mulher, que possui comorbidades, apresentou sintomas gripais leves – como febre, dor de cabeça e no corpo – precisou de hospitalização em leito clínico, no HEDA, mas já teve alta. Ela possui comorbidades e o resultado confirmatório do teste RT-PCR saiu hoje (27). O Lacen informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2.

A chamada flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes - para gripe e covid-19 - dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus). Como os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório especifico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.

“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirma Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde. Ele destaca que a imunização contra a Influenza e a Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves.

Além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.

Acompanhe mais atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA