Em novo formato e 3 times do Piauí, Pré-Copa do Nordeste inicia em outubro

A competição terá o mata-mata mais longo, com três fases ao total e a primeira delas inicia no dia 13 e 14 de outubro.
créditos: cidadeverde.com

 

Com novo formato para a edição 2022 a Pré-Copa do Nordeste tem data para começar. A competição terá o mata-mata mais longo, com três fases ao total e a primeira delas inicia no dia 13 e 14 de outubro. A Pré-Copa do Nordeste terá 24 equipes brigando por quatro vagas na fase de grupos, esses times irão se juntar aos 16 que já estão classificadas. A boa notícia é que o estado do Piauí terá três representantes ao total na competição – dois na Pré Copa e um na fase direta da Copa do Nordeste.

Nós dias 13 e 14 de outubro será dado o ponta pé inicial da competição com os jogos da primeira fase. Os melhores do Ranking Nacional de Clubes, no caso, Moto Club, Salgueiro, ASA, Imperatriz-MA, River, Treze-PB, Jacuipense-BA, Itabaiana-SE jogam em casa e os possíveis adversários Bahia de Feira, Juazeirense-PE, Atlético-CE, Sousa-PB, Fluminense-PI, Lagarto, Floresta e Central-PE serão os visitantes nesta fase.

Os oito classificados seguem para a etapa seguinte, prevista para ter seus jogos nos dias 20 e 21 de outubro, que segue o mesmo padrão da primeira fase e as vagas serão disputadas em jogos únicos, com CRB-AL, Ferroviário-CE, Santa Cruz, ABC-RN, Vitória, Botafogo-PB, América-RN e Confiança-SE jogando em seus domínios contra os vitoriosos da etapa anterior.

Em partidas de ida e volta, a terceira fase será realizada nas semanas seguintes, entre os dias 27 e 28 de outubro, e 3 e 4 de novembro. Quatro jogos definem os quatro clubes que se juntam a: CSA (Alagoas), Bahia e Atlético de Alagoinhas (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), Sampaio Corrêa (Maranhão), Campinense (Paraíba), Náutico e Sport (Pernambuco), Altos (Piauí), Globo (Rio Grande do Norte) e Sergipe (Sergipe), todos com vaga carimbada na fase de grupos.

É importante lembrar que alguns estados tem direito a maior quantidade de clubes na distribuição das vagas é o caso do Ceará, Pernambuco e Salvador.

Times Piauienses Pré-Copa

O River irá disputar a competição através do ranking, já que o melhor colocado do ranking do estado que é o Altos foi campeão Piauiense na temporada e por isso o Galo Carijó 'herdou' a vaga por ser o segundo melhor ranqueado do estado. O River terá como técnico na competição Wallace Lemos, que foi anunciado nesta segunda-feira (16) e chega para remontar o time que no momento não tem elenco profissional. Além disso, vive crise após lutar contra o rebaixamento no Estadual 2021 e ter apenas a Pré-Copa como competição de grande porte.

O Fluminense garantiu vaga com a expansão da competição para o ano de 2022 e entrou como melhores colocados no Piauiense, no caso, pelo vice-campeonato 2021. O Vaqueiro terá Marcelo Vilar como técnico para temporada 2022 e além da Pré-Copa tem no calendário o Brasileiro Série D e a Copa do Brasil, porém por enquanto fala em usar apenas os atletas da categoria de base sub20 que atualmente estão em movimentação.

Entenda a distribuição de vagas da Copa do Nordeste de 2022:

*Classificados para a fase de grupos (campeões estaduais e estados com melhor ranking):

Alagoas: CSA
Bahia: Bahia e Atlético de Alagoinhas
Ceará: Ceará e Fortaleza
Maranhão: Sampaio Corrêa
Paraíba: Campinense
Pernambuco: Náutico e Sport
Piauí: Altos
Rio Grande do Norte: Globo
Sergipe: Sergipe

*Times classificados para a fase classificatória (melhores colocados dos estaduais de 2021):

Alagoas: CRB (entra na 2ª fase)
Bahia: Bahia de Feira e Juazeirense
Ceará: Ferroviário (entra na 2ª fase) e Atlético-CE
Maranhão: Moto Club (entra na 1ª fase)
Paraíba: Sousa
Pernambuco: Santa Cruz (entra na 2ª fase) e Salgueiro (entra na 1ª fase)
Piauí: Fluminense
Rio Grande do Norte: ABC (entra na 2ª fase)
Sergipe: Lagarto

*Vagas via ranking da CBF por estado:

Alagoas: ASA (entra na 1ª fase)
Bahia: Vitória (entra na 2ª fase)
Ceará: Floresta
Maranhão: Imperatriz (entra na 1ª fase)
Paraíba: Botafogo-PB (entra na 1ª fase)
Pernambuco: Central
Piauí: River (entra na 1ª fase)
Rio Grande do Norte: América-RN (entra na 2ª fase)
Sergipe: Confiança (entra na 2ª fase)

*Vagas através do ranking da CBF, independente do estado:

Paraíba: Treze (65º no ranking - 2ª fase)
Bahia: Jacuipense (71º no ranking - 2ª fase)
Sergipe: Itabaiana (73º no ranking - 2ª fase)

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA