Pedro II fica em alerta com casos da variante Delta na divisa com Ceará

Os casos, com esta variante, deixaram em alerta também o município piauiense, que fica distante cerca de 80 quilômetros, em média, das duas cidades cearenses.
créditos: cidadeverde.com

 

Dois municípios cearenses que fazem divisa com o Piauí, na região de Pedro II, estão em alerta para casos de covid com a variante Delta. Em um deles, Poranga o caso de um jovem de cerca de 20 anos, já foi confirmado e no outro, Croatá, há dois casos suspeitos ainda aguardando resultado.

Os casos, com esta variante, deixaram em alerta também o município piauiense, que fica distante cerca de 80 quilômetros, em média, das duas cidades cearenses.

A secretaria de saúde de Poranga, Raimunda Marinho, informou à reportagem da Rádio Cidade Verde, que a pessoa que testou positivo tem entre 20 e 22 anos, teve contato com pessoas que estiveram no Rio de Janeiro, ao participar de um evento em Sobral-CE.

Segundo a gestora, depois que retornou à Poranga, o jovem sentiu dores de garganta, fez o teste e cumpriu o isolamento domiciliar, já que o caso até sair o resultado, era tratado como suspeito. Após a confirmação para variante delta, todos da família do paciente também foram testados, porém o resultado foi negativo.

A secretária informou ainda que o isolamento a ser cumprido pelo paciente é de 14 dias e que já está próximo ao fim, mas que irá solicitar mais alguns dias para que ele fique isolado, até fazer um novo teste.

Sobre as medidas preventivas, o município de Poranga vem adotando uma fiscalização rigorosa com pessoas que chegam de outros estados: elas assinam um termo se comprometendo a ficar em isolamento por um período.

Atualmente existem quatro casos ativos para covid-19 e a vacinação já está alcançando o público de 30 anos no município.

Pedro II

A secretária municipal de saúde de Pedro II, Tatiana Benício, disse que a cidade nunca reduziu a vigilância por ser um município turístico, mas que deve intensificar a atenção com os municípios próximos tendo casos confirmados.

“Estaremos retornando com as barreiras sanitárias, depois da confirmação com município que faz fronteira com a gente. Apesar dessa preocupação já existir porque sabíamos dessa possibilidade por sempre estarmos recebendo turistas. Então o acompanhamento da vigilância é constante”, explicou a secretária.

Pedro II está com três casos ativos e desde o mês de junho com estabilidade e sem mortes. “Está sob controle desde junho. O período crítico foi março, abril e maio. Já registramos 107 óbitos em toda a pandemia”, contabiliza Tatiana Benício.

Reforço de vacina

Em Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, tem reforçado o pedido de aumento do número de vacinas para a capital devido a proximidade com os estados do Maranhão e Ceará que já apresentam casos da cepa indiana do novo coronavírus. Nesta segunda-feira(09), mais uma vez, a FMS solicitou novas doses ao Ministério da Saúde.

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA