Mutirão de cirurgias de catarata deve beneficiar mais de 1600 piauienses

A programação estava interrompida devido à pandemia da Covid-19.
créditos: cidadeverde.com

 

Mais de 1660 piauienses devem ser beneficiados com cirurgias de catarata no Piauí com o retorno dos mutirões de cirurgias realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A programação estava interrompida devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a Sesapi, nos meses de julho e agosto, os pacientes da região norte do estado devem ser beneficiados com as cirurgias com o objetivo de desafogar a fila de espera.

“A Sesapi, através de uma determinação do governador Wellington Dias, vem priorizando os atendimentos em regime de mutirões, diminuindo as filas de espera e melhorando a qualidade de vida dos piauienses”, declara o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

No último final de semana, 861 consultas de triagem foram realizadas na UPA de Piripiri, e desse total 690 foram encaminhados para a cirurgia de catarata, que estão sendo realizadas no Hospital Regional Chagas Rodrigues, de 29 de julho a 01 de agosto, contemplando toda a região dos Cocais, que engloba 23 municípios piauienses.

Já dos dias 29 de julho a 01 de agosto, 694 pacientes passarão por consulta de triagem no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, para cirurgias que serão realizadas dos dias 05 a 08 de agosto, contemplando os demais municípios da Região de Saúde Planície Litorânea.

Serão operadas ainda 284 pessoas no dia 03 de agosto no Hospital Joaquim Vieira de Brito, no município de Cocal, que vai atender moradores da cidade e região vizinha.

Já no Sul do estado, estão programadas ainda 805 cirurgias de catarata para a Região da Chapada das Mangabeiras, que serão realizadas nos hospitais das cidades de Corrente e Bom Jesus e 694 procedimentos para o Território da Serra da Capivara, onde serão operados no município de São Raimundo Nonato.

“Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande por causa da pandemia. E com essa retomada vamos dar passos grandes para um atendimento muito melhor e mais rápido e mais próximo da população, uma vez que levamos as cirurgias para os territórios o que facilita para o deslocamento da nossa gente”, destaca Florentino Neto.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde da sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia.

“Neste primeiro momento as vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação. Porém aqueles que encontram-se com algum problema de saúde na visão é importante que vá até a secretaria de seu município e se informem-se sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destaca o sucesso e recorde dos procedimentos de catarata realizados em 2019 e com o avanço da vacinação, o retorno das cirurgias deve ser realizado de forma segura.

“No ano de 2019 a Secretaria de Estado da Saúde bateu o recorde de procedimentos de catarata. Foram realizadas 2.413 cirurgias durante os mutirões. Infelizmente ano passado não pudemos realizar estes procedimentos devido à pandemia, mas com o avanço da vacinação vamos conseguir fazer esse retorno de forma segura”, ressalta Florentino Neto.



COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA