No Piauí, 20 cidades estão com maior risco de transmissão da covid-19

O município de Demerval Lobão aparece com maior risco
créditos: cidadeverde.com

 

Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) aponta 20 municípios com maior risco de incidência da Covid-19. A pesquisa leva em conta o número de casos da doença nos últimos 14 dias com a quantidade da população.

O município de Demerval Lobão aparece com maior risco, levando em conta incidência de 22 mil por 100 mil, seguido das cidades de Baixa Grande do Ribeiro, Lagoa do Barro e Lagoa do Piauí, Landri Sales e Miguel Leão.

De acordo com Sesapi, a situação epidemiológica do Covid no Piauí apresenta mais de 302 mil casos, com uma incidência, nos últimos 14 dias, de 6.809 casos por 100 mil habitantes.

“É necessário se faz um alerta para as autoridades dos municípios quanto a uma Vigilância em Saúde mais sensível e alertar para o uso contínuo de máscaras, manutenção do distanciamento social, e evitar aglomerações”, diz Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi.

Mesmo com a vacinação para o Covid-19, a preocupação em evitar possíveis atitudes que levem a aglomeração é um fator de grande importância para controle da covid-19.

Um dos municípios com aumento de casos é Landri Sales, a 370 km de Teresina, que adotou medidas restritivas. Levantamento de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)- Piauí indicam que, nos últimos 15 dias, a incidência de casos foi de 1.813, ou seja, a quantidade de novos casos levando em consideração a população da cidade.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA