Sesapi informa municípios sobre ampliação do público para vacina contra gripe

A medida foi tomada para ampliar a cobertura vacinal da 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que apresentava resultados abaixo do esperado.
créditos: cidadeverde.com

 

O Ministério da Saúde ampliou a Campanha de vacinação de contra a Influenza para toda a população a partir de 06 meses de idade, além disso, a campanha também foi prorrogada, com duração até quando o imunizante estiver disponível para a população nos estoques dos serviços de saúde.

A medida foi tomada para ampliar a cobertura vacinal da 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que apresentava resultados abaixo do esperado. A campanha iniciou no dia 12 de abril de 2021 e tinha data de termino para o dia 09 de Julho do mesmo ano, com estimativa de vacinar 79,7 milhões de pessoas que se enquadrassem nos grupos prioritários. No entanto, a campanha até o dia 28 de Junho de 2021 apenas atingiu a cobertura vacinal de 37,9 % do quantitativo estimado para o final da campanha.

Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância em saúde da Sesapi, explica que a orientação já será repassada aos municípios, para ampliar a cobertura vacinal o mais rápido possível. “A Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com orientação do Ministério da Saúde , irá repassar aos municípios do Piauí essa orientação de ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza. O estado atingiu uma cobertura de 48,8% dos grupos iniciais da campanha e agora com a abertura da vacinação a partir dos piauienses com seis meses de idade esperamos aumentar essa cobertura vacinal”, aponta a coordenadora.

O Secretário Florentino Neto reforça que é essencial que a população procure pelo imunizante, ainda mais agora que a campanha será aberta para todos a partir dos seis meses de idade.”As vacinas são essenciais para melhorar a saúde de nosso povo, vacinas salvam vidas, além de reduzir o adoecimento da população, o que reflete em um sistema de saúde menos sobrecarregado e com maior capacidade resolutiva para as demandas da população que precisarem dos seus serviços. Precisamos tornar o ato de se vacinar algo comum na rotina da nossa população”, destaca o gestor.

Ele destaca ainda que alguns problemas vem chamando a atenção nessa campanha de imunização e que a população precisa entender que a vacina contra a gripe é tão importante quanto a vacinação contra a Covid-19. “Infelizmente temos relatos de alguns municípios onde a procura pelo imunizante não é tão grande, isso precisa ser mudado. A gripe também é uma síndrome respiratória e que alguns sintomas podem ser confundidos com o da Covid-19, as pessoas precisam buscar a proteção de ambas, obviamente respeitando o período de aplicação recomendado entre elas”, destaca o secretário.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA