Ausência da população para receber segunda dose da vacina preocupa autoridades em Pedro II

O problema vem ocorrendo em todo o Brasil, assim como em Pedro II também.
créditos: Matões FM

 

As fortes e bem divulgadas campanhas para a população se vacinar contra o coronavírus, a chamada “Vacina Sim”, “Vacina no braço”, trouxe bons resultados em todo o Brasil, mesmo diante do Presidente da República Jair Bolsonaro dar péssimos exemplos de proteção contra o vírus. Agora com a necessidade de se aplicar a segunda dose, o chamado reforço, uma parcela alta da população não estar comparecendo com a mesma disponibilidade da primeira, ação que tem preocupado autoridades sanitárias, já que é justa a segunda dose que vai deixar a pessoa com maior força de imunização. O problema vem ocorrendo em todo o Brasil, assim como em Pedro II também.

Segundo a Coordenadora do Setor de Imunização de Pedro II, Saara Márkia, em entrevista ao Jornal Fatos e Notícias da Rádio Matões FM nessa sexta (02.07), das 300 doses previstas para serem aplicadas esses dias, (última semana de junho) apenas 32% das pessoas compareceram no Centro de Saúde para receber o reforço. Também segundo alguns profissionais de saúde, uma das razões para esse fato estar acontecendo pode ser o esquecimento de olhar a data de retorno na carteira de vacinação, o que aumenta o cuidado e atenção dos filhos e parentes estarem atentos a olharem o documento de vacinação de seus pais ou avós. Essas 300 pessoas agendadas esses dias, são aquelas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, no mês de março do corrente ano e que tem entre 65 e 69 anos.

Esses dados de ausência da população quanto ao reforço da segunda dose da vacina tem preocupado as autoridades sanitárias, como também parte da imprensa que vem fazendo a cobertura da vacinação. Por isso o departamento de jornalismo da Rádio Matões FM, vem dialogando com o setor de imunização de Pedro II para juntos realizarem uma campanha de conscientização para a população do município, comparecer e assim receber sua dose de reforço.

 

Ainda sobre os números, até o dia 30 de junho já haviam sido aplicadas 17.716 doses, sendo 12.373 da dose 01 (um) e 5.108 doses de reforço. Também já foram aplicas 235 doses únicas.



COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA