Campanha DNA: 33 famílias buscam por pessoas desaparecidas e doam 55 amostras no PI

Os familiares que ainda não doaram e querer participar da campanha podem procurar um dos postos (veja lista ao final da matéria) para fazer o procedimento.
créditos: cidadeverde.com

 

No Piauí, 33 famílias doaram material genético para a Coleta de Amostras Biológicas de Familiares de Pessoas Desaparecidas, durante a campanha nacional que aconteceu entre os dias 14 a 18 de junho em todo o Brasil. Os postos no estado piauiense realizaram 55 coletas de DNA, que ajudarão a localizar e identificar pessoas desaparecidas. Os familiares que ainda não doaram e querer participar da campanha podem procurar um dos postos (veja lista ao final da matéria) para fazer o procedimento.

“Quem não doou pode ir de segunda a sexta, manhã e tarde, aos postos de coleta que serão atendidos. Ainda temos agendamento para esta semana”, diz o diretor geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Antônio Nunes.

No último balanço, o DPTC contabilizou cerca de 250 mortos sem identificação no banco de dados. A meta inicial era coletar pelo menos 250 doações de material genético.

O material genético coletado no Piauí também será cruzado com os bancos de outros estados já que uma pessoa pode desaparecer em Teresina, mas o corpo ser localizado em outra localidade.

A Campanha de Coleta de Amostras Biológicas de Familiares de Pessoas Desaparecidas acontece em todo o Brasil por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

No Piauí, os familiares de primeiro grau devem procurar as Delegacias Regionais elencadas abaixo para realizar registro policial, bem como para o preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após essa primeira ação, os familiares serão encaminhados para os núcleos de perícia mais próximos.

Em Teresina, o responsável pela registro policial será o DHPP ((Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), onde funciona a Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas e após registro serão encaminhados para o IDNA, IML ou ao Centro de Atendimento da Polícia Federal.

Atenção: Devem ser requeridas, preferencialmente, o comparecimento de dois familiares em primeiro grau, seguindo a ordem de preferência:
(1) pai e mãe;
(2) filho (a) e cônjuge (pai/mãe do filho);
(3) irmãos. No caso de irmãos, quantos forem possíveis.

Acrescentamos que o procedimento de coleta é indolor e não invasivo e que os familiares podem apresentar inclusive objetos de uso pessoal da pessoa desaparecida, tal como, escova de dentes, aparelho de barbear, entre outros.

Confira abaixo os endereços para atendimento e maiores informações podem ser acessadas no site www.gov.br/mj/desaparecidos ou pelo e-mail dnadesaparecidos@mj.gov.br ou, no Piauí, diretamente com o IDNA através do número 86 99455-2115.

Fonte: SSP-PI


POSTOS DE COLETA

• TERESINA

INSTITUTO DE DNA FORENSE - Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 995. Bairro Marquês.

INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL - Rua Francisca de Melo Lobo, s/nº. Bairro Sacy.

SETEC/Polícia Federal Av. João XXIII, 4500, bairro Recanto das Palmeiras..

DHPP - DELEGACIA HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO A PESSOA. - Av. Pedro Freitas - Bairro São Pedro.

• BOM JESUS
DELEGACIA REGIONAL - Rua tabelião José Rocha, S/N, Bairro Penitenciária

• CAMPO MAIOR
DELEGACIA REGIONAL - Campo Maior Rua Coronel Eulálio Filho, S/N, Centro, Campo Maior-PI CEP 64280-00

• CORRENTE
DELEGACIA REGIONAL: Avenida João Lemos Paraguassú, S/N, Bairro Nova Corrente, Cep. 64.980-000, Corrente -PI

• FLORIANO
Av. João Luiz Ferreira, 450. Centro - Floriano-PI.

• PARNAÍBA
DELEGACIA REGIONAL - Rua Francisco Severino, s/n, Bairro São Francisco, Parnaíba-PI.

• PEDRO II
DELEGACIA DE PEDRO II: Rua Lauro Cordeiro, 314. Centro. Pedro II-PI.

• PICOS
DELEGACIA REGIONAL: Rua São Sebastião, s/n, Bairro Canto da Várzea, CEP 64.600-155, por trás da Unidade Escolar Premen, Picos/PI

• PIRIPIRI
NÚCLEO REGIONAL DE POLICIA TÉCNICOCIENTIFICA - PIRIPIRI
Rua João Damasceno, S/N, Bairro Centro, PiripiriPI - SALA DO NRPTC, DELEGACIA REGIONAL DE
PIRIPIRI, CEP: 64.260-000.

• SÃO RAIMUNDO NONATO
NÚCLEO MACRORREGIONAL DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA.
Praça Cel. João Antunes Macêdo, s/nº. Bairro Gavião, São Raimundo Nonato.

• URUÇUÍ
DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE URUÇUÍ. Av. Pista de Pouso, S/N, Aeroporto, Uruçuí (PI) CEP 64860-000

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA